O Monstro Da Corrupção


O monstro da corrupção percebe-se “claramente” na figura do político corrupto, no entanto é imprescindível questionar se esse se sustenta sozinho, por si mesmo.
Ouvi inúmeras vezes ao longo dessa minha não tão longa vida, a frase “Mas o povo é burro, elege de novo!”. Pois bem, após observar certos acontecimentos de perto, cheguei à seguinte conclusão: o povo não é burro, necessariamente, mas nosso povo está (ou é) sim, muito corrupto, tanto quanto as figuras políticas visíveis.


O governo, como é sabido, não passa de uma representação. E não somente por termos filosóficos ou de teorias políticas, os governantes atuais são realmente uma personificação do povo. São pessoas que saíram da mesma cidade, criadas com a mesma cultura e costumes, dessa sociedade da qual fazemos parte. E os escândalos que eles protagonizam lá em cima, é somente a maximização dos que o povo encena no dia-a-dia.

Ninguém entende como eles se reelegem? Isso parece tão simples. Com a máquina do Estado nas mãos, fazem suas ofertas de empregos e cargos melhores, promoções, secretarias novas... o povo, seduzido, cede. Se não fosse a corrupção desse próprio eleitorado, que consegue emprego fácil e promoção desmerecida, sem o menor pudor, como eles se manteriam? Somente por trabalho e mérito. Porém ninguém quer largar um osso fácil e correr honestamente atrás do seu, se já tem um garantido de mão (votante) beijada.


O pior é ver que o povo é corrupto a um ponto muito baixo, sem escrúpulo nem orgulho. Sujeitam-se a situações que lhes tiram todo poder de decisão, de escolha. Por exemplo, todos sabem, durante as eleições sempre ocorrem reuniões com os cargos comissionados para indicar o candidato a ser votado. O último caso é dos adesivos de uma campanha em “prol” de Rondônia, que circula por aí. Agora eles são pressionados a comprá-los pelo valor de R$ 40,00 e afixá-los em seus carros. Um povo que se amordaça e se vende por pouco, torna-se também refém de sua própria covardia. Agora estão literalmente pagando pelas facilidades que obtiveram. O que, analisando, ainda é muito pouco pelo que dão em troca, o progresso do Estado, o bem-estar de toda uma população.


A raiz da corrupção está na alienação e cumplicidade da população que se abstém de participar, conhecer os candidatos, seus feitos e projetos (ou falta deles), e que sustenta essa perpetuação de políticos desinteressados em qualquer administração verdadeira através da venda de seu voto, por um quinhãozinho que alegam não fazer diferença, mas na soma do processo eleitoral que gera o governo, deixa todos em grande prejuízo. É mais fácil comentar os escândalos dos noticiários e xingar os dirigentes, porém a verdade é que sem povo corrupto, não existiriam também os políticos corruptos.

1 expressões:

Lua disse...

Muito bom! fazia tempo que vc queria escrever sobre isso e ficou perfeito, enquanto população se corromper não teremos políticos honestos, ajudando no seu expemplo de corrupção da população temos o exemplo da distribuição de gasolina que ocorre com muita frequencia em époc eleitoral tbm..agora será que a gasolina anda custando tanto mesmo? pq tem nos custado a direção do estado!!
bjs amigaaa!!!

Postar um comentário