Servidores Estaduais de Rondônia e a Crise Mundial.

Anunciada há dois dias na reunião entre dos líderes sindicais representantes de diversas categorias do funcionalismo público (Sintero, Sindifisco, Sinsempro, Simporo, Sinsdet, Sinsepol, Sinjur e Sindsaúde), a negativa do governador para o pedido de reposição salarial deixou todos embasbacados com tamanho desprezo. A justificativa despejada sobre a mesa é de péssimo gosto, como que feita de última hora por quem não vê relevância nenhuma no assunto. "A CULPA É DA CRISE MUNDIAL", disse o porta-voz do governador, Odacir Soares, atual secretário chefe da Casa Civil. Só faltou dizer "quando Deus quiser".

O caso é que, pra eles, Deus sempre quer. Provavelmente foi o próprio quem concedeu os reajustes salariais de Ivo Cassol, de seu vice-governador, do Secretário de Estado e do Secretário Adjunto, num projeto de lei aprovado pela assembléia legislativa no dia 24/03, dois dias antes de emitir sua resposta aos servidores. Também por seus misteriosos desígnios de linhas tortas, concedeu recentemente aumento aos cargos comissionados, que nas folhas de pagamento figuram como chefes, inclusive os recém ingressos nos órgãos, que sequer entendem do funcionamento completo de setor algum.

Analisando os dados, podem-se concluir as incongruências do discurso governante com a realidade estadual. Se, por um lado, o governo cita a crise mundial como razão, por outro, o estudo elaborado pela Central Única dos Trabalhadores indica que a arrecadação total do estado obteve um crescimento substancial de 148% entre os anos de 2002 a 2008. A inflação sofreu um acúmulo de 41,68%, enquanto apenas três aumentos de 20,12% (total) foram concedidos aos servidores, restando o défict de 18%.

O governo perdeu as estribeiras, enrolou-se no emaranhado de corrupção e descaso que sequer se preocupa em disfarçar. A ausência de Cassol na reuniãos com líderes sindicais denota claramente esta situação. E todo mundo aqui parece que anda com medo, o povo esquece que o poder é dele, dele é o Estado, e por ele deve ser administrado. Não podemos ser meros bonecos passivos, manuseados à vontade por uma classe de políticos para os quais governar significa apenas adquirir poder, riqueza e satisfação pessoal.

Basta com essa alienação geral, essa resignação, como se governo fosse uma realidade à parte destinada a poucos. Esperar que um governo mesquinho se regenere e um dia olhe pelos demais, é uma espera platônica e eterna. Em tese não existe mais esse tipo de governo. Se somos todos dominados pela “crise mundial” das empresas, deveríamos nos dar conta de que é contra ela que temos que lutar, e não contra os trabalhadores, pois é por ela (a crise) que o governo se dobra.

Quem acompanha as notícias locais pode perceber o quadro caótico em que o estado se encontra. E por que a população não se movimenta? Por que não nos manifestamos em passeatas, greves, reinvindicações? Por que não participamos? Haverá algum motivo para não mostrar nossa indignação?

Os sindicatos estão organizando uma manifestação pública no dia 01/04 a partir das 9h, em frente ao Palácio do Governo. Os servidores sentem-se menosprezados, o clima é de revolta e os sites locais já sondam sobre uma iminente greve geral no Estado. Se o governador, que deveria ser expoente máximo das causas da população de Rondônia, recebe aumento, por que os funcionários públicos deveriam pagar pela crise com seu salário defasado?


E então, Vamos à rua?!

3 expressões:

Anônimo disse...

Mandou bem, o servidor tem sim que se manifestar e estar atento aos seus direitos, cobrando principalmente dos seus respectivos sindicatos, estratégias e práticas que venham valer seu suor, seu quinhão garantido por lei.

O estado de Rondônia não pode virar fazenda, garimpo e empreiteira de um maquiavél de chapéu, com o consentimento de servidores concursados, basta os cabedais do matuto.

Também não pode sucumbir à canalhice como a do ex presidente da ALE que calava seus servidores com uma supervalorização salarial, como laranjas de esquemas de desvios milhonários.

Todo tempo é hora de reclamar melhores condições. Observê-mos nossa maturidade política do agora... Vá nas reuniões do sindicato, cobre dele, se candidate, opine, aprofunde a discussão e saia na porrada com esses pilantras que governam à custa da compra de votos e de propaganda enganosa, pagas com nosso dinheiro....

Lua Ugalde disse...

Você tocou em um assunto, para mim, importantíssimo: a movimentação popular.
Cara, acredito que muito das situações surreais que vemos acontecer se deve ao fato da população reclamar entre si, mas não se reunir para reclamar como um( e nisso eu tbm me incluo). Espero que dia 1º de abril recebamos a noticia que o trabalhador do Governo do Estado reinvidicou junto e conseguiu junto seu direito salarial!

Anônimo disse...

Vamos at. isso aquuiiii
saudades dos seus textos!
ROVB

Postar um comentário